quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Encontro Intercomunitário de Comercialização


No dia 31 de agosto de 2015, foi realizado na Fazenda Panelas, município de Catu, o Encontro Intercomunitário de Comercialização. No encontro estiveram presentes representantes de sete comunidades integrantes do projeto Buracica Sustentável e Solidária. Esse encontro surgiu de uma demanda apontada ao final do Encontro Regional de Comercialização, realizado em junho, onde apontou-se a importância de realizar uma discussão sobre os desafios e oportunidades de comercialização entre as  comunidades rurais que participam do projeto.

Durante o Encontro Regional já foram lançados alguns pontos que indicavam a necessidade de aprofundar este debate, entre eles: a necessidade de melhoria da produção; a venda para os mercados institucionais, como PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos); o papel do atravessador x os custos do transporte dos produtos para as feiras semanais; o fortalecimento das associações e sua organização frente a comercialização dos produtos agroecológicos; a criação de feiras de produtos agroecológicos; e a criação de uma rede de comercialização entre os/as agricultores/as e cooperativas.


Durante o encontro intercomunitário, os grupos de trabalho fizeram um levantamento da produção nas comunidades, as principais dificuldades e desafios para a comercialização desses produtos. Depois do levantamento e do debate sobre os caminhos possíveis foram apresentadas algumas propostas de trabalho:

- Construir proposta conjunta entre as associações para próxima chamada pública do PNAE dos municípios de Catu e Alagoinhas;
- Realizar uma experiência de Feira Agroecológica nos municípios de Catu ou Alagoinhas para divulgar o projeto e os produtos das comunidades;
- Criação de duas comissões para promoção de ações de comercialização entre as comunidades e agricultores integrantes do projeto:

1. Comissão de estudos e estratégias sobre a venda nos Mercados Institucionais – PAA e PNAE e;

2. Comissão para organização da Feira Agroecológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário