segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Capacitação em Comercialização


No dia 15 de dezembro de 2014 foi realizada a primeira capacitação sobre comercialização de produtos agrícolas do Projeto Buracica Sustentável e Solidária. O encontro, que contou com 48 participantes, foi realizado na sede da Associação dos Produtores Rurais de Pindobal de Cima/Catu e contou com agricultores desta comunidade e também de Pindobal e Pindobal de Cima/Alagoinhas.  A capacitação foi desenvolvida pelo Técnico Agrícola e pelo Mobilizador do projeto, com o apoio de técnicos da EBDA.

A primeira parte do encontro foi voltado para o levantamento dos produtos que os agricultores desejam comercializar, com breve analise sobre quantidade e qualidade. Neste momento foi abordado as normas e exigências quanto às condições sanitárias e ambientais tanto para produtos in-natura como para os produtos do beneficiamento.

A segunda parte da formação abordou as condições de acesso aos programas federais de comercialização institucional, como Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Ao final da capacitação os participantes se dividiram em grupos para levantamento e encaminhamentos necessários para a comercialização e participação das chamadas públicas municipais no início de 2015.

Vale destacar que parte das/os agricultores presentes já comercializam para o PNAE, através da prefeitura de Catu, produtos como aipim, batata doce, banana-da-terra , banana prata, coco verde e seco, farinha de mandioca e laranja. Tais produtos também são comercializados em feiras livres de Alagoinhas e Catu, espaços onde se vende também: andu, amendoim, castanha de caju, maracujá, melancia, manga, limão, tangerina, jaca, cana-de-açúcar, mamão, milho, hortaliças e feijão de corda, além de ovos e galinha de quintal e suínos. Hortaliças, milho verde, manga, caju, maracujá e tangerina são produtos mais consumidos pelas famílias e pouco comercializados.