quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Oficinas de Diagnóstico Rural Participativo Agroecológico - DRPAs

Participantes da Oficina DRP - Pindobal de Cima
No mês de novembro e dezembro de 2014 foram realizadas as primeiras atividades formativas do Projeto Buracica Sustentável e Solidária. Moradores e agricultores das comunidades Camboatá, Guabiraba, Pindobal de Cima e Pindobal de Baixo (Alagoinhas) e Panelas (Catu) participaram das Oficinas de Diagnóstico Rural Participativo Agroecológico (DRPA). Foram 5 oficinas, uma por comunidade, com participação de 104 pessoas.

Durante a oficina de DRPAs os participantes resgataram a história da comunidade, e ainda percorreram a região para identificação de dificuldades e oportunidades, que resultou na construção de um mapa traduzindo a realidade local. Na segunda parte da oficina os participantes visitaram a propriedade de uma das famílias agricultoras para diagnóstico coletivo e mapeamento do sistema de produção da propriedade.


O próximo passo será a sistematização dos DRPAs com apresentação de estratégias específicas de intervenção em cada comunidade. Tais elementos serão fundamentais para orientar as próximas atividades de formação (produção agroecológica, beneficiamento da produção e também comercialização), bem como as Assistências Técnicas aos agricultores participantes do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário