segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Oficinas de Culinária e Nutrição


Entre os meses de janeiro e fevereiro, o Projeto Buracica promoveu 3 Oficinas de Culinária e Nutrição - Utilizando Produtos da Agricultura Familiar e Orgânica. Ministrada pela nutricionista Veranúbia Mascarenhas, a oficina teve dois dias de duração abordando teoria e prática com o objetivo de estimular ainda mais a produção agroecológica e principalmente a alimentação saudável das famílias agricultoras e toda sua comunidade.

Segundo Veranúbia, o princípio para uma alimentação e uma vida saudável é ganhar na qualidade nutricional dos alimentos e não apenas na quantidade. Durante as oficinas, as agricultoras e agricultores aprenderam novas formas de preparar os alimentos da culinária convencional e também descobriram a riqueza de receitas preparadas com alimentos não convencionais – como a farinha de banana verde, a biomassa de banana verde, semente de abóbora, entre outros – que normalmente são desperdiçados por falta de conhecimento dos seus valores nutritivos.
No decorrer da atividade, também foi destacada a valorização do alimento regional e sazonal, que deve ser valorizado e utilizado, como forma de preservação ambiental e cultural, criando novas receitas para o melhor aproveitamento dos alimentos produzidos na região do Litoral Norte e Agreste Baiano, onde se encontram as comunidades rurais de Alagoinhas e Catu.
Ao todo, foram 65 agricultoras e agricultores, integrantes do projeto, que participaram da oficina e aprenderam: a preparar receitas nutritivas com os produtos da região, como o aipim, a banana verde, o coco, a abóbora, e etc; a processar alimentos com técnicas de desidratação; a escolher melhor os ingredientes, substituindo alimentos processados pelos naturais; a preparar e armazenar ervas e temperos. Ao final do encontro, os/as participantes receberam o Caderno com 51 receitas e dicas para uma alimentação saudável. 

Foto: Arquivo ELO

Nenhum comentário:

Postar um comentário