segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Feiras Agroecológicas - Promoção do consumo de alimentos saudáveis e geração de renda na agricultura familiar


A comercialização dos produtos das famílias em transição agroecológicas é um dos principais objetivos do projeto Buracica Sustentável e Solidária. A estratégia acordada entre as famílias de agricultoras e agricultores, co-gestores nas ações do projeto, e a equipe do ELO é fortalecer o autoconsumo, melhorando a qualidade da alimentação das famílias participantes e, progressivamente, com o aumento da produção, construir espaços de venda de seus produtos nos mercados locais.
Ao longo de 2016, foram realizadas 13 Feiras Agroecológicas, sendo 04 feiras comunitárias e 09 feiras na área da base de Buracica (BA 6) direcionadas aos funcionários e trabalhadores da Petrobras. Nos meses de julho e agosto foram promovidas 02 edições especiais da feira, no Centro de Catu e no Centro de Alagoinhas, ambas realizadas com objetivo de divulgar o projeto e a rica produção da agricultura familiar, que geralmente não consegue chegar aos centros urbanos. 
Estas iniciativas mobilizaram em torno de 1 mil visitantes e consumidores, ampliaram as oportunidades de geração de renda das famílias envolvidas e deram visibilidade na região à importância do consumo de alimentos saudáveis pela prática da agricultura familiar agroecológica.

Feira Agroecológica realizada no centro de Alagoinhas/BA

Produtos da Feira Agroecológica

Feira realizada no centro de Catu/BA

Feira realizada na Comunidade de Pindobal de Cima - Alagoinhas/BA
Feira realizada no centro de Alagoinhas/BA
Fotos: Arquivo ELO

Nenhum comentário:

Postar um comentário